Desde o dia 4 de junho circulam na internet imagens comoventes do Bispo de Escuintla (Guatemala), Dom Víctor Hugo Palma Paúl, abençoando os resgatistas que trabalham na região para ajudar as vítimas da erupção do Vulcão de Fogo.

Uma dessas fotografias foi compartilhada no Twitter pelo usuário identificado como Manolo Morales, que difunde em sua conta desta rede social informação sobre os desastres naturais na Guatemala.

Morales disse ao Grupo ACI que a imagem foi capturada e enviada por um bombeiro que decidiu permanecer anônimo.

O autor da foto comentou que Dom Palma se apresentou na segunda-feira às 7h para rezar pelos sete falecidos cujos corpos foram encontrados pelos resgatistas e depositados no necrotério improvisado em um posto de bombeiros.

As vítimas pertencem à cidade de El Rodeo. Os falecidos são uma mulher de 44 anos, um jovem de 18 e cinco menores de idade.

“Ele comentou comigo que o Bispo fez o mesmo com todos os corpos. Está atento e, quando anunciam que trazem um cadáver, sai e realiza este rito em voz baixa e depois abençoa os resgatistas. Talvez, tenham-no vista em umas dez ou doze oportunidades”, indicou Morales ao Grupo ACI.

O bombeiro, que se declara católico praticante, também disse a Morales que os que participam dos trabalhos de resgate – bombeiros, militares e civis – foram impactados ao escutar Dom Palma lhes dizer “que Deus os abençoe e os guarde”.

O Bispo de Escuintla, cuja diocese está em uma das regiões mais afetadas, expressou em um comunicado publicado em 4 de junho sua proximidade às vítimas.

Também difundiu a informação sobre os refúgios, centros de apoio para alimentos e produtos de higiene e contas bancárias em que os interessados podem fazer suas doações. Esses dados podem ser acessados AQUI.

A erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala, ocorrida no dia 3 de junho, deixou até o momento 72 mortos, 46 feridos e cerca de 1,7 milhão de afetados. Os departamentos mais castigados são Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez. Além disse, foram evacuadas mais de 3 mil pessoas.

Confira também: