A Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) realizará a sua Assembleia Plenária entre os dias 6 e 9 de março e refletirá sobre o tema : “A mulher, pilar da edificação da Igreja e da sociedade na América Latina”.

O tema foi escolhido depois das palavras que o Papa Francisco dirigiu a 60 bispos da América Latina reunidos pelo CELAM em Bogotá: “A esperança na América Latina tem um rosto feminino!”. “É uma séria obrigação compreender, respeitar, valorizar e promover a força eclesial e social do que elas fazem” porque, “sem as mulheres, a Igreja do Continente perderia a força de renascer continuamente”.

Em um comunicado de imprensa, a CAL também destaca as palavras do Pontífice durante a sua visita ao Peru em janeiro deste ano e que “voltaram a remarcar as arraigadas situações de injustiça que as mulheres ainda sofrem devido ao ‘machismo’ na região, porque são abandonadas como mães que, sozinhas, devem cuidar, sustentar e educar a prole, muitas vezes pela abominável discriminação que sofrem em seus lugares de trabalho, ou porque sobre elas se descarregam condições de pobreza e indigência e inclusive todo o tipo de violências, que atingem os numerosos casos de feminicídio”.

Trinta e cinco mulheres com grande prestígio profissional na esfera social e eclesiástica participarão da Assembleia e enriquecerão “as reflexões e a troca de experiências previstas”.

A reunião coincide com o “Dia Internacional da Mulher”, que se celebra no dia 8 de março, de modo que a CAL organizou nesse dia um jantar de “amizade e homenagem”, junto com todos os participantes da Assembleia, para aproximadamente 40 mulheres que trabalham no Vaticano em diferentes níveis de responsabilidade.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Além disso, serão recebidas em uma audiência pelo Papa Francisco na manhã da sexta-feira, 9 de março.

Confira também: