O Papa Francisco recebeu na quinta-feira, em privado, durante aproximadamente 20 minutos, Estela de Carlotto, presidente da Associação das Avós da Praça de Maio, a qual já havia recebido em abril de 2013 durante a Audiência Geral.

Depois de encontrar com o Pontífice, Carlotto fez uma declaração à imprensa, incluindo o Grupo ACI.

Carlotto assegurou que o Papa “está preocupado com a Argentina” e tiveram “uma conversa muito calorosa e amigável”.

No encontro, que aconteceu no Palácio Apostólico, ela pediu novamente a Francisco que “colabore com todos os arquivos”, “sobre os netos que estamos procurando e os adultos desaparecidos”. Carlotto se referiu às crianças sequestradas durante a ditadura militar na Argentina entre 1976 a 1983.

“É a terceira vez que nos vemos e ele perguntou sobre o meu neto que encontramos”, afirmou. Por outro lado, assinalou: “Eu o encontrei bem, muito ocupado e muito preocupado”.

“Falamos sobre a violação dos direitos humanos, disse que está muito preocupado com o que está acontecendo no México e fez referência ao assassinato de dois sacerdotes, ocorrido há poucos dias”.

A líder das avós da Praça de Maio acrescentou que entregou uma carta ao Santo Padre “na qual pedimos novamente essa colaboração”. “Eu também disse que não sabíamos de alguns registros de batismo que foram encontrados recentemente”, disse aos meios de comunicação.

Sobre a resposta do Papa, manifestou que “ele disse que os arquivos estão em Buenos Aires, duplicados e certificados como verdadeiros, e agora eu os verei na Argentina”.

Confira também: