Na terça-feira, 24 de outubro, a Arquidiocese de Munique e Freising (Alemanha) informou que abrirá a causa de beatificação do filósofo e sacerdote católico Romano Guardini e do jornalista Fritz Michael Gerlich.

O processo será aberto com uma Missa na Catedral de Nossa Senhora de Munique no sábado, 16 de dezembro.

Romano Guardini (1885-1968) é considerado um dos filósofos religiosos mais importantes do século XX. Foi sacerdote, escritor e professor de filosofia da religião em Berlim, Tubinga e Munique.

Entretanto, entre 1939 e 1945, só conseguiu trabalhar como tutor particular devido ao regime nazista.

Além disso, influenciou na juventude católica e no movimento litúrgico, tornando-se um pioneiro espiritual do Concílio Vaticano II (1962-1965). Também é um dos cofundadores da Academia Católica de Baviera.

Por sua parte, Fritz Michael Gerlich (1883-1934) foi um historiador e jornalista que se converteu ao catolicismo. Exerceu o jornalismo desde 1930 em revistas como ‘Der gerade Weg’, onde se opôs a Adolf Hitler e ao nazismo.

Em março de 1933, Gerlich foi preso e permaneceu na prisão sem julgamento nem advogado. Logo depois, foi transferido ao campo de concentração de Dachau em 1º de julho de 1934, onde foi assassinado com um tiro.

Durante a fase diocesana do processo de beatificação, irão interrogar as testemunhas para ter mais informações sobre a personalidade, a biografia e o trabalho de ambos.

A informação recolhida também deve incluir qualquer tipo de mal entendido ou declaração problemática. Espera-se que a primeira etapa do processo demore vários anos.

A CNA Deutsch – agência em alemão do Grupo ACI – assinala que, no caso de Fritz Gerlich, que foi assassinado pelos nazistas devido às suas convicções religiosas, a investigação será feita em relação a sua perseguição, prisão e assassinato e, para finalmente ser reconhecido como mártir.

Os relatórios sobre os milagres, que devem ser atribuídos à intercessão dos candidatos à beatificação, também podem ser investigados nesta fase.

Até o momento, já está em andamento uma gravação e uma avaliação dos escritos publicados e não publicados de Gerlich e de Guardini.

Confira também: