O Bispo de Richmond no estado de Virginia, nos Estados Unidos, Dom Francis X. DiLorenzo, fez um chamado urgente para alcançar a paz, após o atentado realizado no sábado, quando um automóvel atropelou um grupo de manifestantes na cidade de Charlottesville, deixando um morto e 19 feridos.

ADVERTÊNCIA: As imagens poderiam ferir a sensibilidade de alguns leitores

O fato se originou em uma polêmica marcha que tinha como nome “Unir a direita”, que proclamava a “supremacia branca” e que gerou violentos enfrentamentos em Charlottesville, cidade sede da Universidade de Virginia, localizada a cerca de 300 quilômetros ao sudoeste de Washington.

A situação se agravou, informou a agência Efe, quando, por volta das 13h, um automóvel atropelou um grupo de pessoas que se opunha á concentração. O condutor foi detido.

“Estou desolado por ter perdido uma vida aqui. Exorto todas as pessoas de boa vontade que vão para casa”, disse em sua conta de Twitter Mike Signer, prefeito de Charlottesville.

As autoridades informaram que no total havia outros 15 feridos por diversos enfrentamentos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou seu rechaço ao ocorrido e disse em uma declaração que “condenamos nos termos mais contundentes esta atroz mostra de fanatismo, racismo e violência por múltiplas partes”.

A concentração “Unir a direita” se organizou em protesto pela retirada de uma estátua em homenagem ao general confederado Robert E. Lee, que liderou as forças do sul durante a Guerra Civil norte-americana, e que já havia gerado choques violentos na noite de sexta-feira no campus universitário da cidade.

Sobre esses fatos lamentáveis, o Bispo de Richmond afirmou que, “nas últimas 24 horas, o ódio e a violência puderam ser vistos na cidade de Charlottesville”.

“Rezo muito pela paz. Invoco a oração de São Francisco, que pedia: ‘Senhor, fazei um instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão’”.

O prelado elevou suas orações “pelos homens e mulheres de ambos os grupos, para que respeitosamente dialoguem e busquem soluções para suas diferenças”.

“O amor de Jesus Cristo é a arma mais poderosa contra o ódio. Somente a luz de Cristo pode sufocar as chamas do ódio e da violência”, ressaltou o Bispo.

“Rezemos pela paz”, concluiu.

Confira também: