Há alguns dias, centenas de cristãos celebraram pela primeira vez, depois de seis anos, a Eucaristia em Zabadani (Síria), depois da libertação do controle dos terroristas em abril.
 
A Eucaristia foi celebrada no dia 19 de maio, na igreja greco-ortodoxa, que foi parcialmente destruída, e foi presidida pelo Bispo grego-ortodoxo de Saydnaya, Dom Luka El-Khoury, e o Bispo grego-ortodoxo de Daraya, Dom Moussa El-Khoury.
 
Segundo informou a organização de ajuda francesa, SOS Chrétiens d'Orient, durante esta celebração também estiveram presentes vários muçulmanos.
 
Esta cidade, localizada em um vale perto da fronteira com o Líbano e a aproximadamente 50 quilômetros de Damasco, ficou quase toda destruída devido aos combates na Guerra Civil da Síria, que causa estragos no país há seis anos.
 
Desde 2011 estão acontecendo nesta cidade confrontos entre o exército sírio e os grupos que estão contra o governo de Bashar Al Assad.
 
Em janeiro de 2012 Zabadani foi tomada pelo grupo terrorista Exército Livre Sírio. Em fevereiro de 2014, o exército sírio e os rebeldes tiveram uma trégua que foi quebrada e a cidade foi bombardeada pelo governo. Depois de intensos combates, os rebeldes se renderam em abril desse mesmo ano. Alguns meses depois tomaram a cidade novamente.
 
Em julho de 2015, o exército sírio aliado lançou uma ofensiva para tomar o controle de Zabadani. Em setembro do mesmo ano negociaram um acordo e a cidade foi sucessivamente evacuada pelos rebeldes, até que o governo sírio recuperou o controle total em abril de 2017.
 
Desde então, milhares de civis que fugiram por causa do conflito voltaram à cidade para reconstruir as suas vidas.
 
Confira também: