O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, exortou os líderes dos países a “pensar novos modelos de desenvolvimento e de consumo agrícola” que permitem a “cada país aumentar os seus próprios recursos para alcançar a autossuficiência alimentar” e colocar a pessoa “no centro das estratégias agrícolas”.

Em uma carta enviada, em nome do Papa Francisco, os participantes do X Fórum para o Futuro da Agricultura, realizada em Bruxelas (Bélgica), o Cardeal chamou a colocar o ser humano no centro das decisões e estratégias agrícolas.

“A situação mundial nos exige um maior esforço em favor do setor agrícola, não somente na questão da melhoria dos sistemas de produção ou comercialização, mas sobretudo no enfatizar o direito de todo ser humano a participar nas decisões e nas estratégias que serão colocadas em prática”.

Estes novos modelos de exploração agrícola “devem facilitar formas de organização comunitária que valorizem os pequenos agricultores e preservem os ecossistemas locais e a biodiversidade”, sublinhou.

Além disso, insistiu que os estados devem “adotar políticas de cooperação que não agravem a situação das populações menos desenvolvidas”.

Esta abordagem “permite demonstrar a relação estreita entre a agricultura, a proteção da criação, o crescimento econômico, níveis de desenvolvimento e necessidades atuais e futuras da população mundial”.

Para o Secretário de Estado, “as expectativas ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Comunidade Internacional exigem, de fato, resolver a situação de determinados países e regiões onde a atividade agrícola é carente, não diversificada suficientemente e inadequada para responder ao contexto ambiental ou às mudanças climáticas”.

“Estão diante dos nossos olhos os elevados níveis de desemprego e, como consequência disso, os baixos salários, assim como os problemas de desnutrição, até mesmo crônica, de milhões de seres humanos”.

A dinâmica que leva a uma gestão agrícola ineficiente é um mecanismo complexo que afeta especialmente as categorias mais vulneráveis, ??“os excluídos não apenas pelos processos de produção que muitas vezes são forçados a abandonar suas terras”.

Há dez anos, o Fórum para o Futuro da Agricultura se reúne com o objetivo de estabelecer um diálogo e um debate, onde, de uma perspectiva multidisciplinar, tente encontrar soluções para o problema da segurança alimentar no mundo.

Nesta décima edição, participaram o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, e vários líderes de diferentes países e organizações internacionais.

Confira também: