Causou profundo pesar na Argentina o recente falecimento de María Otilia Sainz, que foi durante anos a secretária pessoal do Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco.

Ela faleceu após enfrentar uma longa doença no dia 21 de fevereiro, aos 80 anos, a mesma idade que o Santo Padre. María Otilia morreu em uma clínica em Buenos Aires, algumas horas depois que os médicos lhe permitiram voltar para a casa depois de uma melhora.

Otilia foi secretária do Cardeal Bergoglio desde quando foi nomeado Bispo Auxiliar de Buenos Aires em 1992, onde 6 anos depois foi nomeado Arcebispo e Primaz da Argentina, até a sua eleição como Papa em 2013, quando ela decidiu se aposentar.

María Otilia Sainz era responsável, entre outras coisas, por receber os convites e pedidos de audiência com Cardeal Bergoglio.

Assim, manteve contato com importantes personalidades como presidentes e políticos, mas também recebeu pessoas pobres e dirigentes sociais que chegavam para pedir ajuda.

Familiares e amigos se despediram de Otilia em uma Missa presidida pelo Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Mario Poli, celebrada na Igreja Nossa Senhora de Itatí, uma pequena paróquia onde foi catequista.

O Purpurado transmitiu o pesar do Papa Francisco pela morte de María Otilia Sainz.

Seus restos foram enterrados em 22 de fevereiro no cemitério da Chacarita, em Buenos Aires.

Confira também: