Foi lançado recentemente no Brasil uma página web ao serviço da Pastoral Familiar da Igreja Católica, que visa aproximar a si e acolher os casais em 2a união.

“Nosso desejo seria que ela desaparecesse, por falta de candidatos. Mas, infelizmente, é o setor que mais cresce, pelo divórcio e pelas sucessivas uniões, que se repetem em número cada vez maior”, diz o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, fazendo uma apresentação desse importante e urgente trabalho pastoral, que faz vários anos se realiza nesta arquidiocese. “Temos a certeza de que, se não ampararmos os casais na 2ª união, logo seguirão a 3ª, a 4ª e outras mais. A 1ª união, formada pela graça sacramental e assegurada pelo sonho do primeiro amor, sofre os ataques da subjetividade e de uma série de investidas dos meios de comunicação, que colocam uma cunha entre os esposos, para tentar separá-los. A primeira é mais difícil de abalar. Mas as seguintes não oferecem mais a resistência inicial. Devem por isso ser amparadas de outro modo” assinala Dom Grings.

Insiste também em que é preciso oferecer toda a ajuda e a acolhida pastoral aos fiéis que passam por esta situação, e afirma que “e certo que os divorciados e recasados, não estão excomungados. São pois membros da Igreja. Necessitam de seu apoio e devem colaborar na evangelização, bem como nos trabalhos pastorais, participando intensamente de sua vida. É nosso dever ajudá-los”.

A Pastoral Familiar Grupo Bom Pastor propõe-se ajudar estes casais dentro das normas da Igreja. A primeira tarefa é a acolhida, vem depois a orientação; e, por fim, o encaminhamento para um trabalho pastoral.

Na página web se oferece também material para orientar e apoiar trabalhos pastorais semelhantes que possam vir a ser realizados em paróquias do mundo inteiro. Para maior informação visite: www.bompastorpastoralfamiliar.com.br