O Vaticano anunciou na manhã de hoje a data de canonização em Roma de cinco beatos muito conhecidos, depois da celebração de um novo consistório público presidido pelo Papa Francisco: José Sánchez del Rio (México); o Padre Brochero (Argentina); Elizabeth Hesselblad (Suécia); Estanislau de Jesus e Maria (Polônia); e a Madre Teresa de Calcutá (Albânia).

O Beato mexicano José Sánchez del Rio, menino cristero, morreu mártir da perseguição religiosa do México durante a segunda década do século XX, será canonizado no dia 16 de outubro deste ano.

O milagre se trata da cura milagrosa de um bebê mexicano, que “humanamente já não havia esperança de vida”, foi o milagre aprovado pelo Santo Padre no dia 21 de janeiro deste ano.

O Pe. José Gabriel do Rosário Brochero será o próximo santo argentino também no dia 16 de outubro. Em 2013, o Papa Francisco disse: “Deixemos que o Padre Brochero entre hoje na casa do nosso coração e nos convide a oração, ao encontro com Jesus, que nos liberta de ataduras para sair nas ruas e procurar os irmãos”.

A Beata Elizabeth Hesselblad será inscrita no livro dos santos no dia 5 de junho. Ela foi uma luterana que se converteu ao catolicismo na Suécia, a quem os judeus consideram “Justa entre as Nações” – um título que poderia equiparar-se à canonização nessa religião – por ter salvado muitos perseguidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Na mesma cerimônia, em 5 de junho, será canonizado Estanislau de Jesus e Maria (cujo nome original era João Papczynski). Foi um sacerdote e fundador dos Clérigos Marianos da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, primeira congregação masculina polonesa. Foi beatificado em 16 de setembro de 2007, no santuário Mariano de Lichen (Polônia).

Confira também: