Jovens de 28 países pertencentes ao Caminho Neocatecumenal se reuniram na cidade holandesa de Amsterdã em um multitudinário encontro que culminou com o compromisso de evangelizar a Europa.

O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Stanislaw Rylko, levou a saudação do Papa e assegurou que “como João Paulo II, assim Bento XVI conta convosco, com o entusiasmo de vossa fé, com o impulso missionário demonstrado nestes dias anunciando a Cristo em 150 cidades da Europa”.

O encontro foi preparatório para a Jornada Mundial da Juventude que se celebrará em Colônia, Alemanha, e teve lugar em uma cidade conhecida por sua ausência de católicos.

Os participantes se reuniram no estádio do clube de futebol Ajax com o Dom Rylko, os iniciadores do Caminho –Kiko Argüello e Carmen Hernández– e o sacerdote italiano Mario Pezzi.

Do mesmo modo, estiveram presentes o Bispo de Haarlem-Amsterdã, Dom Joseph Maria Punt, e o Núncio na Holanda.

Dom Rylko disse aos presentes que “o Pontífice assegura sua estima pelo espírito missionário e pelo desejo de anunciar o Evangelho a seus coetâneos afastados de Cristo e da fé dando razão de vossa fé”.

“O Papa está convosco. Colônia é o coração da Europa e deveis demonstrar que o cristianismo não é um passado, mas sim é o vosso presente e vosso futuro... Cristo, a Igreja, Europa vos necessitam”, indicou.

O Caminho Neocatecumenal está presente em mais de 900 dioceses do mundo, com 17 mil comunidades em seis mil paróquias.