Nossa Senhora Desatadora dos Nós, a invocação mariana mais querida pelo Papa Francisco é celebrada neste dia 8, na Argentina, país que a conheceu por meio do então Dom Jorge Mario Bergoglio e onde ela se tornou muito popular.

Esta imagem é venerada desde 1706 em Augsburgo, na Alemanha, e seu nome original é Nossa Senhora do Knotenlöserin. O ícone foi pintado por volta de 1700 pelo artista Johann Melchior Georg Schmidttner e foi instalado na antiga Igreja Saint Peter Am Perlach.

Para compor esta obra, o autor teve como inspiração os dizeres de Santo Irineu, Bispo de Lyon, no Século III: “Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou”.

Com esta invocação, os fiéis rezam à Virgem Maria para resolver dificuldades e desatar os nós que impede os homens de se unir a Deus.

O título “Desatadora dos Nós” ou “knotenlöserin” se explica assim: “Knot” significa nó, “Löser” ou “Löserin”, desfazer, desatar, desarmar, apagar.

A pintura, de estilo barroco, mostra a imagem da Imaculada Conceição recebendo de um anjo uma faixa com nós, que representa o pecado original com todas as suas consequências, grandes e pequenas.

O então Bispo Auxiliar de Buenos Aires, Dom Bergoglio, levou a devoção da Virgem Desatadora dos Nós da Alemanha para a Argentina.

Em 8 de dezembro de 1996 a paróquia San José del Talar em Agronomía, Buenos Aires, recebeu uma cópia da pintura original, que foi pintada pela doutora Ana Betta de Berti. Desde então, milhares de peregrinos vão à paróquia para venerar a imagem e pedir sua intercessão para resolver seus problemas.

Nos dias 8 de cada mês ocorre uma manifestação de fé popular em hora a esta devoção, sendo a grande comemoração no dia 8 de dezembro.

Durante a visita apostólica do Papa Francisco em julho deste ano à Bolívia, os bispos desse país lhe presentearam com um formoso báculo, feito pelos artesãos de Dom Bosco, no qual estava a imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. O Papa usou este presente na Missa que presidiu na Praça do Cristo Redentor, em Santa Cruz.