Neste 9 de novembro, a Igreja celebra a dedicação da Basílica de São João de Latrão, a primeira Basílica da Igreja a ser construída e onde uma imagem de Cristo derramou sangue.

“Esta basílica foi a primeira a ser construída depois do edito do imperador Constantino, o qual, no ano 313, concedeu aos cristãos a liberdade de praticar sua religião”, disse o Papa Emérito Bento XVI aos fiéis, em novembro de 2008. 

“O mesmo imperador doou ao Papa Melquiades a antiga propriedade da família dos Latrão e ali construiu a Basílica, o batistério e a residência do Bispo de Roma, onde os Papas viveram até o período Avignon”, acrescentou.

Foi consagrada pelo Papa São Silvestre, em 9 de novembro de 324. É chamado Basílica de São João (de Latrão) porque tem duas capelas, uma em honra de São João Batista e outra em São João Evangelista.

“Basílica do Divino Salvador” é um outro nome pelo qual é conhecida, pois no ano 787, quando foi consagrada novamente, uma imagem do Divino Salvador derramou sangue depois de ser golpeada por um judeu.

“Honrar o edifício sagrado, quer expressar o amor e a veneração pela Igreja Romana, como afirma Santo Inácio de Antioquia, ‘preside na caridade’ toda a comunhão católica”, disse o Papa Bento XVI.