O Papa Bento XVI usou pela primeira vez o idioma espanhol em um discurso oficial, para saudar os milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro durante a Audiência Geral das quartas-feiras e afirmar que seu nome é em honra ao Bento XV e a São Bento.

"Ao início de meu ministério como Sucessor de Pedro senti assombro e gratidão a Deus, que me surpreendeu acima de tudo a mim mesmo ao me chamar a esta grande responsabilidade", afirmou o Pontífice ao iniciar seu discurso breve em espanhol, gerando vivas e fortes aplausos entre os fiéis.

O Santo Padre se referiu "no nome eleito como Bispo de Roma e pastor da Igreja universal". Explicou que tomou "o nome de Bento XVI em relação com o Papa Bento XV, um valente e autêntico profeta de paz frente ao drama da primeira guerra mundial".

"Como ele, desejo me colocar a serviço da reconciliação e harmonia entre os homens e os povos, porque o grande bem da paz é sobretudo um dom de Deus, que temos que defender e construir entre todos", afirmou.

Do mesmo modo, indicou que seu nome evoca "a extraordinária figura de São Bento", que é "um ponto de referência para a unidade da Europa e as irrenunciáveis raízes cristãs de sua cultura e civilização".

O Papa também expressou sua alegria e serenidade pela certeza de contar com a ajuda de Santa Maria e pela "proximidade espiritual de todo o Povo de Deus, ao qual peço que continue me acompanhando com sua oração".

Finalmente, enviou uma saudação "aos peregrinos espanhóis e à Estudantina do Instituto católico La Paz de Querétaro (México), assim como a outros fiéis vindos da Espanha e América Latina, e a quantos estão unidos através da rádio ou a televisão. Queridos amigos: obrigado por seu afeto; eu vos abençôo a todos, a suas famílias e seres queridos".

Em resposta, um grande número de fiéis entoaram a canção mexicana "Cielito lindo", que foi agradecido pelo Papa com amplos sorrisos.