A rede televisiva ABC, transmitiu ontem à noite o programa "Pope Francis & the People" (Papa Francisco e o Povo), uma produção especial através da qual o Pontífice participou via satélite do Vaticano de uma videoconferência com residentes de Chicago, Texas e Los Angeles.

O evento, cheio de emoções, foi moderado pelo jornalista David Muir, apresentador do programa World News Tonight, da rede ABC. A audiência virtual foi divulgada em uma edição especial do programa 20/20 e já está disponível no YouTube em espanhol.

Durante o evento, gravado no dia 31 de agosto, o Santo Padre falou com dezenas de pessoas reunidas na escola jesuíta Cristo Rei de Chicago, da paróquia Sagrado Coração de McAllen, Texas, localizada perto da fronteira entre Estados Unidos e México, e pessoas indigentes em Los Angeles. Estas cidades não estão incluídas na viagem que o Papa viria a realizar dentro de poucos dias aos Estados Unidos.

A audiência usou um formato de perguntas e respostas. ABC selecionou alguns participantes para que narrassem seu testemunho e, dessa forma, pudessem formular uma pergunta ao Pontífice. Entre eles, destacaram um adolescente sem documentos que tinha perdido uma bolsa de futebol para ir à universidade, uma mãe solteira com duas filhas, uma religiosa que trabalha com indigentes e uma estudante vítima de bullying.

O Papa Francisco chegará aos Estados Unidos em 22 de setembro e visitará as cidades de Washington D.C., Nova Iorque e Filadélfia.