O Grupo ACI, integrado por ACI Prensa (espanhol), Catholic News Agency (inglês) e ACI Digital (português), conta agora com ACI Stampa, uma nova agência que se soma ao serviço da evangelização com a intenção de continuar mostrando o rosto da Igreja, desta vez em italiano.

O Grupo ACI é parte da rede EWTN, a maior televisão católica do mundo.

Ontem, 10 de setembro, aconteceu o ato de apresentação da ACI Stampa em Roma. Contou com a presença de dezenas de personalidades do Vaticano, da cúria romana e jornalistas de outros meios de informação. Também participaram o Diretor Executivo do Grupo ACI, Alejandro Bermúdez, e o CEO de EWTN, Michael P. Warsaw.

Nas palavras da diretora editorial da ACI Stampa, a vaticanista Angela Ambrogetti, “em um mundo no qual os meios de comunicação têm um papel fundamental, o nascimento de um novo serviço de informação católica é um grande desafio, mas também uma forma de mostrar que a Igreja Católica tem muita energia e entusiasmo”.

A nova agência prestará atenção a todo tema relacionado com a Igreja na Itália e na Europa, assim como os acontecimentos na Santa Sé.

“Nossa tarefa é ser imparciais e preparar-nos a cada dia a serviço da verdade”, afirma Ambrogetti. “Como editora, tenho o prazer de contar com uma equipe de jornalistas jovens e muito profissionais, e esta pequena equipe permite oferecer um serviço à evangelização e não somente à informação”, acrescentou.

Além disso, precisou que “a agência também tem como objetivo cobrir a encarnação diária do Evangelho em ações, opções, documentos e atividades da Igreja”.

ACI Stampa começou suas publicações em fevereiro deste ano, mas “ainda temos que percorrer um longo caminho juntos com nossos ‘irmãos’ da família do Grupo ACI e EWTN, dentro da Igreja Católica”, disse Ambrogetti.

A nova agência já está disponível na página www.acistampa.com e também conta com uma importante presença nas redes sociais. Seu perfil do Twitter é @acistampa e sua página de Facebook ACI Stampa.

Michael Warsaw, CEO de EWTN, disse que a nova agência “é outro marco importante no serviço da EWTN à Igreja”.

“Estou satisfeito de que tenhamos sido capazes de reunir uma equipe, excepcionalmente talentosa e experiente, conduzido pela veterana jornalista do Vaticano Angela Ambrogetti”, assinalou e assegurou que a existência da ACI Stampa significa um maior conteúdo para outras plataformas de notícias da EWTN.

O Grupo ACI nasceu na década de 80 com a ACI Prensa, em Lima, Peru. Atualmente possui escritórios em Roma, Washington DC, Denver, Brasil e Chile. Também possui correspondentes na Espanha e no sudeste asiático.

As diversas páginas do Grupo ACI recebem milhões de visitas por mês e conta com uma grande presença em redes sociais, com centenas de milhares de seguidores no Facebook, Twitter e Instagram, entre outros.

EWTN se fundiu com o Grupo ACI em 2014, depois de vários anos de colaboração. A rede de televisão nasceu há 34 anos e suas emissões estão disponíveis em mais de 238 milhões de lares, em aproximadamente 140 países e territórios.

Seus serviços de rádio e televisão, sua página, seu braço editorial e seus serviços de notícias eletrônicos e impressos constituem a maior rede de meios de comunicação religiosa no mundo.