“Vocês foram fantásticos! O mundo inteiro precisa saber que a Juventude Salesiana é fantástica!”, exclamou o Reitor-Mor, Padre Ángel Fernández Artime, aos jovens durante a Missa pelo Bicentenário de nascimento de São João Bosco, no domingo, 16, em Turim, Itália.

O evento contou com a presença de cerca de 10 mil pessoas de todo o mundo, segundo o site InfoANS (Agenzia Info Salesiana). A Missa solene foi presidida por Pe. Ángel Artime e concelebrada pelo Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, pelo Reitor-Mor emérito, Pe. Pascual Chávez, e por cerca de 400 sacerdotes.

A Celebração Eucarística encerrou o Encontro Internacional do Movimento Juvenil Salesiano, que aconteceu entre os dias 10 e 16, em Turim. Este encontro contou com a participação de 5 mil jovens de 54 nações do mundo e sua programação foi composta por dias de convívio, oração e conhecimento dos lugares salesianos, ao estilo de uma Jornada Mundial da Juventude.

No sábado, estava marcada uma vigília na praça em frente à Basílica del Colle. Mas, uma forte chuva levou ao cancelamento dessa atividade. Ao InfoANS, Padre Gian Francesco Romano relatou como foi esta ocasião. Segundo ele, “sem se deixarem abater ou decepcionar”, os jovens “começaram a ocupar todo o espaço possível na comunidade do Colle, estendendo tapetes e sacos de dormir sobre qualquer superfície possível, até mesmo dentro da Igreja”.

A brasileira Larissa Cristina, de Silvânia (GO), testemunhou esta experiência, por meio de redes sociais. “Nos dirigimos para terra de Dom Bosco, onde ele nasceu e cresceu, fomos surpreendidos por uma chuva, e caminhamos 4km com essa bênção de Deus. Chegamos então ao Colle Dom Bosco, uma igreja incrível, enorme, nas colinas. Algo inexplicável aos olhos, e aqui estamos, todos alojados nos corredores, na igreja e onde for possível, a chuva ainda cai e a animação dessa juventude salesiana aquece nossos corações...”, escreveu.

Pe. Romano contou que o Reitor-Mor e a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Yvonne Reungoat, saudaram e encorajaram todos pela solução que arrumaram. Mas, mesmo debaixo de chuva, o sacerdote recordou que, à meia-noite, os jovens “lotaram a praça para esperar, cantando e dançando, a contagem regressiva – com o Padre Artime e Madre Reungoat – para felicitar Dom Bosco e começar uma noite de festa com muita alegria, entusiasmo e oração, louvor e ação de graças”.

No domingo, comemoraram o dia do Bicentenário. “Hoje damos graças a Deus por sua maravilhosa intervenção na história e, especificamente nesta história, iniciada nas colinas de Becchi”, disse o décimo sucessor de Dom Bosco durante a solene Eucaristia.

Em sua homilia, o Reitor-Mor destacou que os salesianos são “herdeiros com uma grande responsabilidade em nossos ombros, mas, acima de tudo, com um calor radiante no fundo do coração: a nossa paixão por viver, como o Santo Padre quis colocar como título de sua carta, Como Dom Bosco, com os jovens e para os jovens”.

Ao final da Missa, os fiéis presentes ouviram o Ângelus do Papa Francisco, que saudou os jovens do Movimento Juvenil Salesiano. “Envio uma saudação especial aos muitos jovens do Movimento Juvenil Salesiano, reunidos em Turim nos lugares de São João Bosco para celebrar o bicentenário de seu nascimento. Eu vos incentivo a viver diariamente a alegria do Evangelho, para gerar esperança no mundo”.