"Deixemos que o Espírito Santo atue por eles em favor da Igreja!", exclamou o Arcebispo de Yucatán, Dom. Emilio Berlie Belaunzarán, ao exortar os fiéis a orar pela eleição do novo Papa e "não cair em curiosidades e fantasias afastadas do verdadeiro significado do Conclave".

Através de uma carta assinada pelo Prelado e seus bispos auxiliares, o Arcebispado de Yucatán recordou que o Conclave "é uma reunião dos senhores cardeais para orar, refletir e eleger" o sucessor de Pedro.

"Pela fé –assinala o texto-, estamos seguros de que o Espírito Santo escolherá o Sumo Pontífice que aa a Igreja atual necessita, para cumprir a muito importante tarefa evangelizadora que Cristo lhe confiou".

Na carta intitulada "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja", Dom. Berlie explica que esta nova eleição convida os cristãos a permanecer unidos na fé e a confiar "na Providência divina".

Do mesmo modo, recorda que para os católicos o Pontífice é a "cabeça visível da Igreja", quem faz de ponte "entre Deus e os homens" e entre "os diversos grupos humanos". O Papa, afirma o Arcebispo de Yucatán, "apresenta-se diante de nós como o servo dos servos de Deus".

O texto chama os fiéis a acudir a Santa Maria "com particular confiança e devoção", para que os cardeais e todos os membros da Igreja "nos sintamos comprometidos a conhecer e cumprir em tudo a vontade de Deus".

"Estes momentos decisivos da Igreja requerem mais do que nunca nossa prece constante e fervorosa pelo futuro Papa", destacou Dom. Berlie.