Milhões de africanos seguiram em direto os funerais do Papa João Paulo II, e se reuniram nas igrejas, catedrais ou nos seus lares para lhe dar o último adeus ao Santo Padre.

 

Um sacerdote da República do Congo comentou que programaram celebrar a Missa na mesma hora em que era celebrada a Missa pelo Santo Padre em Roma na sexta-feira no Vaticano. “Ao ter o mesmo fuso horário, aqui no Bukavu (Congo) começamos a Eucaristia na catedral às 10:00, ao mesmo tempo que em São Pedro”, comentou. Do mesmo modo se celebraram Missas simultâneas em outras cidades do país como Kisangani, Goma, Uvira, Kasongo e Kindu, enquanto que na capital, Kinshasa, estava prevista uma grande missa na catedral central.

 

Do mesmo modo, soube-se que em Burundi a televisão nacional emitiu em direto os funerais do  Papa João Paulo II e muitos dos habitantes colocaram seus televisores perto das janelas de suas casas para que a gente na rua também pudesse vê-los; enquanto que no Abiyán, capital de Costa de Marfim, as ruas estiveram desertas durante a Missa de exéquias devido à grande quantidade de pessoas que seguiram a transmissão dos funerais em direto.