Na tarde desta sexta-feira (21), na Paróquia São Gregório VII, em Roma, o Santo Padre Francisco receberá familiares das vítimas da máfia. O contexto é uma vigília de oração na véspera do 19º Dia da Memória e do Compromisso, programado para este sábado, em memória às vítimas inocentes das máfias.

O encontro com o Santo Padre – a ser realizado a partir das 17h30min – será um momento em que a Igreja fará ouvir a sua voz contra o crime organizado - que semeia morte, ilegalidade e desagregação social -, e a proximidade com os familiares das vítimas. O Papa Francisco rezará com os familiares, falará com eles.

“Para os familiares das vítimas inocentes das máfias o encontro com o Papa Francisco é um presente”, declarou Padre Ciotti, Presidente da associação Libera, que reúne familiares que perderam parentes por ação da máfia italiana. “Seria muito bonito se o dia 21 de março se tornasse uma memória institucional para todos os italianos” como é para os familiares das vítimas, um dia em que os seus queridos, em tantas cidades italianas, são chamados pelo nome, um a um, em um apelo voltado à consciência de todos, afirmou.

“A disponibilidade do Papa em acompanhar os familiares neste momento marcado pela dor, mas também pela esperança – comentou ainda Padre Ciotti – é sinal de uma atenção e de uma sensibilidade que eles aprenderam desde o primeiro momento . Atenção para toda a humanidade frágil, ferida. Mas atenção também pelo específico tema das máfias, da corrupção, das tantas formas de injustiça que negam a dignidade humana. Voz de uma Igreja que da denúncia faz o anúncio da salvação”.

“Muitas destas vítimas eram ‘justos’. Pessoas que não hesitaram em colocar a própria vida a serviço dos outros, mesmo com o risco de perdê-la. É esta justiça das consciências, antes que das leis, o dom que nos deixaram. Partilhá-la é o nosso dever cotidiano. Poder partilhar com o Papa Francisco é a maior das alegrias”, concluiu o sacerdote.