A chegada do embaixador gay dos Estados Unidos, James Brewster, junto a seu "marido" Bob Satawake, despertou uma grande controvérsia na República Dominicana, um país onde a Constituição aprovada em 2010 só reconhece como matrimônio a união entre um homem e uma mulher.

James Brewster e Bob Satawake foram durante muito tempo ativistas dos supostos "direitos" que reclama a comunidade LGTB (lésbicas, gays, transexuais e bissexuais), entre eles o do mal chamado "matrimônio" homossexual.

Em 2012, o casal de ativistas gays arrecadou cerca de 500 mil dólares para a campanha de reeleição de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, de acordo com o canal CNN.

Conforme declarou ao chegar ao solo dominicano, Brewster "em minha nova posição oficial, meu marido Bob e eu procuraremos fortalecer ainda mais as relações que desenvolvemos aqui na República Dominicana na década passada".

Entretanto, de acordo a um jurista consultado por ACI Digital, o "matrimônio" gay entre Brewster e Satawake não é legítimo no país por não estar constitucionalmente aprovado, nem suas amostras de afeto, embora a respeito destas ambos poderiam estar protegidos pela imunidade diplomática do embaixador norte-americano, que possui um amplo histórico de apoiar grupos de ativistas gay.

A Constituição de República Dominicana, um país onde se estima que 78 por cento de sua população é católica, em seu artigo 55, inciso 3, assinala que "o Estado promoverá e protegerá a organização da família sobre a base da instituição do matrimônio entre um homem e uma mulher".

Para a constituição dominicana, "a família é o fundamento da sociedade e o espaço básico para o desenvolvimento integral das pessoas", e está constituída "por vínculos naturais ou jurídicos, pela decisão livre de um homem e uma mulher de contrair matrimônio ou pela vontade responsável por conformá-la".

Nos EUA, Brewster foi Co-Presidente do Conselho de Liderança LGBT para o Comitê Nacional do partido Democrata dos Estados Unidos e é membro corpo diretivo do fundo Human Rights Campaign, que defende a redefinição do matrimônio reivindicando que o nome também seja aplicável para as uniões homossexuais.