O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera, precisou que a Igreja Católica não entra em “jogo de partidos” nem à divisão de “esquerda ou direita” pois se o fizer não só violaria a lei nacional, mas também perderia sua natureza.

O Cardeal fez estas declarações ao ser consultado sobre o processo de desaforo do chefe do Governo do Distrito Federal, Andrés Manuel López Ateliê.

Segundo o Cardeal Rivera, a Igreja não opinará sobre o tema porque tem que estar ao serviço de todos os cidadãos e "não pode tomar partido", porque ao ser católica é para todos, não pode estar de parte de um grupo, defendendo ou atacando a um setor.

Do mesmo modo, recordou que a Igreja não pode entrar em substituir aos legisladores, nem à comissão instrutora, nem ao juiz que será o que finalmente diga se houve culpabilidade ou não. A Igreja, adicionou Rivera Carrera, "fará mal se entrar nesses campos".

"Que alguém é de esquerda, que outro é de direita. Nós não entramos nessas divisões, aí são os jogos de partido que cada quem se qualifica", indicou.