A dois dias da sua viagem ao Líbano, que será desde a próxima sexta-feira até domingo, 16 de setembro, o Papa Bento XVI alentou aos cristãos de todo o Oriente Médio a que sejam construtores de paz e agentes de reconciliação.

Em suas palavras finais logo depois da audiência geral desta quarta-feira, o Santo Padre agradeceu a Deus pela riqueza da fé no Líbano, "que só poderá continuar se viver na paz e na reconciliação permanente. Por isso, exorto a todos os cristãos do Oriente Médio, aos que nasceram ali e aos que chegaram depois, a serem construtores de paz e agentes de reconciliação".

O Papa comentou também que o "alegra esta viagem apostólica. Vou poder encontrar-me com numerosos componentes da sociedade libanesa, responsáveis civis e eclesiais, fiéis católicos de diversos ritos e outros cristãos, assim como muçulmanos e drusos".

Bento XVI exortou a pedir "a Deus que fortifique a fé dos cristãos do Líbano e do Oriente Médio, enchendo-os de esperança".

"Agradeço a Deus pela sua presença e animo à Igreja toda à solidariedade, com o fim de que possa seguir testemunhando a Cristo nessas terras benditas e procurando a comunhão na unidade".

O Papa também agradeceu "a Deus por todas as pessoas e todas as instituições que, de muitas maneiras, ajudam neste sentido. A história do Oriente Médio nos ensina o papel importante e muitas vezes primordial desempenhado pelas diferentes comunidades cristãs no diálogo inter-religioso e intercultural".

Para concluir seu especial chamado feito em francês, o Santo Padre pediu a Deus que dê "a esta região do mundo a paz tão desejada, no respeito das legítimas diferenças Que Deus abençoe o Líbano e o Oriente Médio! Que Deus abençoe a todos!".