Em uma carta entregue pelo Cardeal Angelo Sodano, Secretário de Estado, ao novo embaixador do Senegal ante a Santa Sede, Félix Oudiane, o Pontífice pediu a esta nação seguir trabalhando pela concórdia e a reconciliação nacional.

No discurso que o Cardeal entregou ao Diplomático, o Papa expressa sua alegria pelos resultados promissores dos esforços desdobrados em seu país para fortalecer a paz civil na nação e para eliminar todas as causas que podem ser a origem de dissensões e enfrentamentos violentos. É essencial que todos os habitantes possam viver na segurança e na concórdia”.

O Papa destaca que a paz “é primordial para que se realize a justa aspiração dos povos a uma vida digna e solidária. Também é mais necessário que nunca educar às novas gerações aos ideais de fraternidade, justiça e solidariedade”.

“O compromisso do Senegal na busca e a consolidação da paz na África é conhecido e apreciado pela comunidade internacional”.

A África, continua o Papa, “tem uma necessidade urgente de paz e estabilidade. A violência jamais será uma solução satisfatória para resolver os desacordos entre os grupos humanos. A valentia e a perseverança são os caminhos mais eficazes para obter uma autêntica reconciliação”.

“Apesar das dificuldades inevitáveis próprias da coexistência entre comunidades humanas diferentes, o diálogo permite reconhecer a riqueza de sua diversidade”; expressa o Pontífice; e sublinha que a necessidade de que “ache sua expressão concreta em uma convivência autêntica entre as comunidades para servir ao bem comum da única família humana”.

“Ainda –acrescenta- queda um largo caminho por percorrer juntos, o do conhecimento recíproco, o perdão, a reconciliação, mediante colaborações habituais que contribuam a construir uma sociedade pacificada e fraterna”.

O Santo Padre se dirige ao final à comunidade católica do Senegal, convidando a “estar sempre unida a seus bispos, para que resplandeça cada vez mais o amor de Cristo, compartilhando com todos a alegria e a paz que não cessa de receber de Deus”.

“O Evangelho chama a todos os discípulos de Cristo a trabalhar sem descanso com todos os seres humanos de boa vontade, a construir a unidade da família humana, cuja fonte se encontra em Deus”, conclui.