Por ocasião do Segundo Simpósio de bispos africanos e europeu sem Roma, o arcebispo de Zagreb (Croácia), o Cardeal Josip Bozanic explicou que a colaboração entre ambos deve ser um desafio para despertar e fortalecer o entusiasmo pastoral.

O Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) e o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM) reuniu-sede13a 17 de fevereiro, na Universidade Pontifícia de Roma ReginaApostolorum. Os bispos celebraram o Simpósio “O homem de Deus: A missão da Igreja de anunciar a presença e o amor de Deus”.

Ao abrir o simpósio, o Cardeal Bozanic, vice-presidente da CCEE, pediu aos participantes para lançar "um desafio à sensibilidade para despertar e fortalecer o nosso entusiasmo pastoral”.

O cardeal disse que, como resultado desta assembléia, devemos "olhar para o homem que Deus quer salvar ao quais somos enviados, e olhar a Deus quem nos chamou e enche nossa vida com Seu amor”.

O diálogo entre ambas as regiões visa aproximá-las não somente desde o ponto de vista sociológico, mas também entender como o homem, tanto na África quanto na Europa, foi criado à imagem e semelhança de Deus e em seu coração estão as mesmas exigências fundamentais que somente Deus pode satisfazer plenamente.

"Viemos de muitos países onde os ambientes culturais e sociais e também econômicos ou políticos são muitas razões, mas estamos muito próximos. Estamos conscientes de que neste momento histórico enfrentamos o desafio da nova evangelização", disse ele.