Em seu terceiro e último dia no Benin (África) no domingo em que a Igreja celebra a festa de Cristo Rei, o Papa Bento XVI afirmou que Deus ama especialmente os fracos do mundo, os doentes e aqueles que sofrem, e pede que todos sirvam estas pessoas com o mesmo amor do Senhor.

No Estádio da Amizade de Cotonou, e em uma emotiva Missa que contou com a presença de 200 bispos provenientes de toda a África, cerca de mil sacerdotes do Benin, e 30 mil peregrinos vindos da Nigéria, Togo, Gana, e Burquina-Faso, o Santo Padre celebrou a Santa Missa por ocasião da entrega da Exortação Apostólica pós-sinodal Africae munus, fruto da Segunda Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos.

"Daqui queria fazer chegar uma palavra amiga a todas as pessoas que sofrem, aos doentes, a quantos estão infectados pela sida ou por outras doenças, a todos os esquecidos da sociedade: Tende coragem! O Papa pensa em vós e recorda-vos na oração", animou o Santo Padre.

"Tende coragem! Jesus quis identificar-Se com os pequeninos, com os doentes; quis partilhar o vosso sofrimento e, em vós, reconhecer irmãos e irmãs para os libertar de todo o mal, de todo o sofrimento! Cada doente, cada pobre merece o nosso respeito e o nosso amor, porque, através dele, Deus indica-nos o caminho para o céu", acrescentou.

“Amados irmãos e irmãs, todos aqueles que receberam o dom maravilhoso da fé, este dom do encontro com o Senhor ressuscitado, sentem também a necessidade de o anunciar aos demais. A Igreja existe para anunciar esta Boa Nova. E este dever permanece urgente. Depois de 150 anos, são numerosos aqueles que ainda não ouviram a mensagem da salvação de Cristo; aqueles que se mostram reticentes em abrir o próprio coração à Palavra de Deus”, recordou também o Santo Padre.

“Por isso, amados irmãos e irmãs, convido-vos a reforçar a vossa fé em Jesus Cristo, com uma autêntica conversão à sua pessoa. Só Ele nos dá a vida verdadeira, e pode libertar-nos de todos os nossos medos e entorpecimentos, de todas as nossas angústias. Reencontrai as raízes da vossa vida no Baptismo que recebestes e que faz de vós filhos de Deus”, animou.

"Neste dia de festa, compartilhamos a nossa alegria pelo domínio de Cristo Rei sobre toda a terra. É Ele que remove tudo o que dificulta a reconciliação, a justiça e a paz. Sabemos que a verdadeira realeza não consiste numa demonstração de força, mas na humildade do serviço; nem na opressão dos fracos, mas na capacidade de os proteger e conduzir à vida em abundância”.

“Cristo reina a partir da Cruz e, com os seus braços abertos, abraça todos os povos da terra, atraindo-os para a unidade. Pela Cruz, abate os muros da divisão, reconcilia-nos uns com os outros e com o Pai", frisou o Papa Bento.

“Hoje rezamos pelos povos da África, para que todos sejam capazes de viver na justiça, na paz e na alegria do Reino de Deus (cf. Rm 14, 17). Com estes sentimentos, saúdo afectuosamente todos os fiéis de língua inglesa vindos do Gana, da Nigéria e dos países limítrofes. Que Deus vos abençoe a todos!
Do mesmo modo, o Santo Padre convidou aos cristãos a anunciar sua fé, "o batizado sabe que sua decisão de seguir a Cristo pode lhe levar a grandes sacrifícios, inclusive o da própria vida. Mas, como lhes recorda são Pablo, Cristo venceu à morte e nos leva consigo em sua ressurreição. Introduz-nos em um mundo novo, um mundo de liberdade e felicidade".

O Papa recordou logo a seu falecido amigo, o Cardeal beninés Bernardin Gantin, "exemplo de fé e sabedoria para o Benin e para todo o continente africano".

"Que Jesus Cristo vos conceda a todos a força de viver como cristãos, procurando transmitir generosamente às novas gerações aquilo que vós mesmos recebestes dos vossos Pais na fé. O Senhor vos cumule das suas graças!", concluiu o Santo Padre.