O vice-presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEE), Dom. Augusto Castro, referiu-se ao debate sobre a continuidade do Papa João Paulo II como Sumo Pontífice e afirmou que “essa discussão está fora de lugar”.

O Prelado explicou que “a Igreja é uma grande família. O Sumo Pontífice é como os pais que não renunciam, estão aí como sinais de bondade, amor e unidade”.

“Chegará o momento em que João Paulo II irá e com dor aceitaremos este evento mas enquanto isso queremos que ele seja considerado como esse sinal de unidade da Igreja e sem discutir questões como se ele deve ou não renunciar”, afirmou o Prelado e acrescentou que “isso se faz quando há uma empresa, quando há uma companhia onde a competência é tal que é necessário a máxima efetividade em todos os campos”.

“O Papa o está dando e  pode seguir dando”, sublinhou o Bispo e acrescentou que “os colombianos amam o Santo Padre como ele ama a Colômbia e queremos estar muito perto dele nestes momentos de sofrimento e de gravidade”.

A Igreja na Colômbia anunciou que seguirá esta semana em todas as dioceses e paróquias da Colômbia com a corrente de oração em favor do Santo Padre.