O Bispo de Santiago del Estero (Argentina), Dom Francisco Polti, assinalou na Missa da Festa Menor do Senhor dos Milagres de Mailín, que "cada pessoa está verdadeiramente sedenta de perdão".

Ao presidir a Missa central no domingo 11 de setembro, o Bispo expressou que "a realidade nos mostra convincentemente que o caminho da vingança e do ódio suicida conduz a um beco sem saída, a uma espiral de violência e de morte".

Diante de um grande número de fiéis que abarrotaram o santuário do Senhor dos Milagres de Mailín, o Prelado insistiu a todos a "iniciar a conversão da realidade que nos rodeia, convertendo nosso próprio coração".

Além disso, afirmou que ser cristão é "desconhecer o ódio, por muito cruel e desumano que seja meu inimigo, ou por muito grave e penosa que tenha sido a ofensa".

Dom Polti pediu aos peregrinos que cultivem o perdão em primeiro lugar na família, onde, advertiu, "os contatos humanos são mais freqüentes e mais intensos, e é ali onde, de maneira especial, devemos perdoar as ofensas recebidas".

"Tomara que em nenhum lar cristão chegue a noite sem que uma palavra de perdão suavize e apague os mal-entendidos e maus momentos produzidos durante a jornada. Perdão entre os esposos, entre pais e filhos, e entre irmãos", acrescentou.

Do mesmo modo, o bispo reiterou que "o perdão pode e deve ser aplicado também no âmbito social e profissional, nas relações sociais, nos grupos de amigos e no círculo familiar ampliado".