O Papa Bento XVI se converteu esta manhã em um dos 200 sacerdotes que confessaram na chamada "Festa do Perdão" no Parque do Retiro, no centro de Madrid, onde confessou quatro jovens.

Em conferência de imprensa, o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, explicou que os jovens foram sorteados entre aqueles voluntários da Jornada Mundial da Juventude que tinham o desejo de receber este sacramento por parte do Santo Padre.

Os jovens que tiveram a oportunidade de confessar-se com o Papa foram dois franceses, uma Suíça e um espanhol. Originalmente afirmou-se que seriam três os jovens, mas se sorteou um a mais caso algum não acudisse. Ao final chegaram os quatro.

A condição que ficou para poder receber este sacramento com o Pontífice foi que conhecessem algum dos três idiomas que melhor conhece o Papa: italiano, francês ou alemão. Uma vez confeccionada a relação procedeu-se a um sorteio.

Para fazer mais simples o acesso ao Papa, que tem 84 anos de idade, o papa-móvel o levou até a mesma zona onde colocaram os confessionários desenhados especialmente para esta ocasião pelo marceneiro Emilio Ubeda quem comentou que, sem dúvida foi, este foi o trabalho "mais importante” de sua vida.

Bento XVI concluiu as confissões às 9:37 a.m. e logo se transladou à Catedral da Almudena aonde o esperavam cerca dois mil seminaristas para participar de uma Missa.