A Rede Internacional da Caritas divulgará na próxima semana o seu plano de operação para ajuda aos povos do Chifre da África, cuja primeira ação de emergência destinará 20 milhões de euros ajudando a pelo menos 300 mil pessoas atingidas pela seca e a fome no país africano.

Dentro dessa ação, estão previstas ainda intervenções para fornecer água potável e salvar o gado que sobreviveu. A Caritas italiana contribuirá com 300 mil euros, informou hoje a Rádio Vaticano.

Em Nairobi, em uma reunião realizada esta semana, as Caritas dos países atingidos pela seca e também da Europa, traçaram um panorama da dramática situação em cada país e definiram as linhas de atuação.

As regiões mais atingidas, informa também a RV, são aquelas do centro-sul, onde se concentra a maior parte da produção agrícola e de onde fogem milhares de pessoas para o Quênia e a Etiópia.
A viagem é longa e os refugiados – grande parte mães com filhos – sofrem diversas ameaças ao longo do trajeto, como possíveis ataques de bandidos e animais.

No momento, a Caritas da Somália consegue distribuir alimentos a cerca de 6 mil refugiados. Em algumas vilas da região de Brava, são assistidas outras 515 famílias, com alimentos que ainda estão disponíveis nos mercados locais. Em três aldeias de Baixo Juba quase 4 mil pessoas estão recebendo auxílio.

Além da Somália, o plano de ação da Caritas também está em curso em Gibuti, no Quênia, na Etiópia e na Eritreia.