O Papa Bento XVI expressou seus pêsames pelas vítimas dos atentados perpetrados em Oslo (Noruega) na sexta-feira 22 de julho nos quais faleceram mais de 90 pessoas e outras 97 resultaram feridas.

Na mensagem assinada pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano, e enviado ao rei da Noruega, Harald V, o Santo Padre manifesta sua dor pela morte das mais de noventa pessoas por causa da explosão de um carro bomba em Oslo e um tiroteio em um acampamento juvenil na ilha de Utoya.

O texto indica que "sua Santidade Bento XVI oferece ferventes orações pelas vítimas e seus familiares, invocando a paz de Deus para os falecidos e o consolo divino para os que sofrem".

"Neste momento de luto nacional, rezo para que os noruegueses estejam unidos espiritualmente na firme resolução de rechaçar os caminhos do ódio e do conflito e para que trabalhem juntos sem medo para forjar um futuro de respeito mútuo, solidariedade e liberdade para as gerações vindouras", conclui.

O Papa Bento XVI também expressou sua solidariedade com o povo da Noruega na oração do ângelus no domingo 24 de julho, quando expressou que "todos experimentamos uma profunda dor pelos graves atentados terroristas".

O Pontífice pediu também que "rezemos todos pelas vítimas, pelos feridos e seus seres queridos. A todos quero repetir uma vez mais o forte chamado a abandonar para sempre a via do ódio e a fugir da lógica do mal", concluiu.