O Secretário do Pontifício Conselho Cor Unum, Dom Giampietro Del Toso, explicou que a Igreja tem feito seu o dever de assistir às vítimas da emergência humanitária pela crise do norte da África, onde como em outras latitudes sua ajuda inclui mostrar o amor de Deus a todos.

Em uma entrevista difundida pelo seu dicastério no dia 7 de março, Dom Del Toso explicou que "além das considerações políticas, a Igreja já fez seu o dever de assistir às vítimas desta emergência humana premente e real".

O Prelado expressou sua confiança de que "estes povos, graças também ao apoio da comunidade internacional, encontrarão um caminho para sair adiante" e recordou que "a formação integral da pessoa humana é o atalho a ser seguido para atacar as raízes dessas estruturas que seguem perpetrando a injustiça. Nisto, a Igreja tem uma tarefa fundamental: formar consciências através do Evangelho".

Dom Dal Toso se referiu também ao diverso e efetivo trabalho de muitas organizações católicas de assistência no mundo.

"Não deveríamos ver algo negativo nesta variedade. Pelo contrário, a variedade é uma riqueza", indicou o prelado quem também recordou a visita que fez o Presidente do Cor Unum, Cardeal Robert Sarah, ao Haiti pelo primeiro aniversário do terremoto que devastou a ilha em janeiro de 2010.

O Presidente do Cor Unum "pôde ver como o trabalho massivo, diferenciado no campo de diferentes organizações católicas e a Cáritas Haiti, é para os habitantes desta terra devastada uma luz brilhante, um ponto de referência, quase a única fonte de esperança concreta para sair de uma situação tão desesperante".

Por isso, recordou o Prelado, "é essencial que, junto à nossa assistência material, mostremos o amor que Deus tem para cada uma e todas as pessoas".

"A caridade real permite que o amor de Deus chegue ao coração do homem. Nossa presença não pode limitar-se a prover a ajuda concreta, material, embora seja necessária, mas deve levar esse 'algo mais', do que fala o Papa na (encíclica) Deus Caritas est. O homem também tem uma alma que deseja conhecer cristo!"

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: