Em uma mensagem dirigida a todos os jovens convidando-os a participar da Jornada da Juventude 2011 (JMJ) os bispos espanhóis manifestaram que esta celebração será uma autêntica festa da fé e uma ocasião para peregrinar interiormente a Cristo.

Na mensagem com data de 2 de março, divulgada ao término da 97ª Assembléia Plenária da Conferência Episcopal da Espanha, os prelados assinalam que "desde o início da Igreja, seus pastores  olharam para vocês com esperança e gozo porque vocês são o presente e, sobre tudo, o futuro da sociedade e da Igreja"

"Também nós, como seus bispos, confiamos em vocês e os consideramos, não só destinatários do Evangelho de Cristo, mas também protagonistas da história da Igreja e de sua edificação".

Ao recordar o lema da JMJ, "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Couve 2,7), os membros do Episcopado recordaram que a juventude é uma bonita etapa da vida e animaram os jovens "a fortalecerem e edificarem sua fé, a aprofundar suas raízes em Cristo, que vos ama e chama à sua amizade e lhes propõe segui-lo no sacerdócio, na vida consagrada ou no matrimônio para fazer de vós suas testemunhas".

Os Bispos se referiram à próxima beatificação do João Paulo II e recordaram que "o Papa dos Jovens" sempre pedia "a capacidade de entregar-se totalmente ao amor de Deus e dos homens e a levar uma vida cristã afastada de toda mediocridade, contra a corrente, se for necessário, do nosso tempo. Quantas vezes convidou-os a serem santos! Pensando em vocês, iniciou a apaixonante aventura das Jornadas Mundiais da Juventude".

Em sua mensagem convidaram os jovens a valorizarem a ocasião de durante quase uma semana, rezar pessoal e comunitariamente e de participar das catequeses de bispos de todo o mundo.
Ademais os bispos recordaram que a presença do Papa Bento XVI permitirá que os jovens se sintam membros do Povo universal que é a Igreja Católica.

"A Jornada Mundial da Juventude será, pois, uma autêntica festa da fé, que mostrará como são os cristãos que o mundo de hoje necessita: artífices de paz, promotores de justiça, animadores de um mundo mais humano, um mundo segundo Deus", disseram.

Os prelados pediram aos jovens espanhóis que acolham os peregrinos do mundo inteiro e ajudem especialmente à tarefa de organização e voluntariado.

Além disso, se referiram de maneira especial aos jovens de países onde a Igreja é perseguida e que darão um profundo testemunho de fé: "como bispos, estamos ao seu lado e os amamos".

"A Igreja vos necessita para anunciar a todos o amor de Deus. Sabemos que também vós nos amais e necessitais para crescer em sua fé e na vida cristã. Peregrinamos em Cristo, caminho que nos leva para o Pai. Todos somos caminhantes e todos aspiramos chegar juntos à meta", exortaram.