O Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), na Nova Zelândia, Pe. Paul Shannahan, pediu orações e ajuda material para a cidade de Christchurch, que no dia 22 de fevereiro sofreu um terremoto de 6,3 graus na escala do Richter e que deixou até o momento 75 mortos.

O sacerdote disse à agência Fides que o terremoto deixou edifícios destruídos, umas cem pessoas sob os escombros, estradas e linhas telefônicas cortadas. Além disso, o padre relatou que a população está deixando o centro da cidade e que a catedral católica e anglicana "estão parcialmente destruídas".

O Pe. Shannahan informou que foi declarado o estado de emergência e "o exército e os civis foram recrutados para ajudar a polícia e os bombeiros. Estes últimos estão trabalhando sobre tudo nos resgates, há muitos incêndios e pouca água para apagá-los".

Christchurch está a 300 quilômetros ao sul da capital da Nova Zelândia, Wellington, na costa leste da Ilha Sul, na província de Canterbury. Em setembro de 2010 sofreu um terremoto de 7,2 graus que causou dezenas de feridos e importantes danos em infra-estruturas públicas e edifícios. Depois disto ocorreram numerosos tremores, o último de 4,9 graus.