Por ocasião do 125º aniversário da chegada ao país das Filhas de Maria Auxiliadora, fundadas por São João Bosco, a comunidade salesiana na Argentina publicou as atividades e celebrações para os seguintes meses do ano, que incluem um curso de espiritualidade salesiana, profissões perpéturas e uma Missa solene. O cronograma, que começou a funcionar desde janeiro, inclui uma Eucaristia solene na  Basílica de Maria Auxiliadora, de Almagro, em 27 de junho; e um curso de Espiritualidade Salesiana intitulado “Maria Mazzarello e o espírito de Mornés” para o mês de julho.

No mês de agosto haverá a celebração do Dia do Instituto no Ano Jubilar; um agradecimento aos Salesianos de Dom Bosco; e uma Missa solene de votos perpétuos.

Em setembro realizarão um agradecimento aos docentes, colaboradores leigos e amigos do Instituto nas comunidades educativas locais; e em outubro o ato central pelos 125 anos da fundação do Colégio Maria Auxiliadora de Almagro, Buenos Aires.

Em novembro participarão da homenagem as Filhas de Maria Auxiliadora que foram pare da Inspetoria e que já estão na Casa do Pai; um ato central pelos 125 anos da fundação do Colégio Maria Auxiliadora de La Boca; e campeonatos esportivos juvenis.

Finalmente, em janeiro do próximo ano será a clausura dos festejos e a colocação de uma placa no pátio do Colégio Pio IX de Buenos Aires, primeira sede da comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora.

As Filhas de Maria Auxiliadora estão encarregadas de escolas de nível inicial, médio e professorado para o ensino; assim como centro de formação profissional e capacitação feminina; centros de dia para jovens em risco, catequese, seminários catequéticos, movimentos de exploradoras, oratórios, missões.

Contam com mais de 15.789 membros no mundo e até 1997, na Argentina contavam com 67 casas em 3 províncias eclesiásticas: Buenos Aires, Córdoba, Bahía Blanca. Chegaram à  Argentina em 26 de janeiro de 1879.

Fundadas em 5 de agosto de 1872 em Mornese, Itália, por São João Bosco e Santa Maria Dominga Mazzarello, têm como missão se um sinal do amor providente de Deus e da solicitude materna de Maria Auxiliadora para a juventude das classes populares, mediante atividades educativas e promocionais, tanto em países cristãos como em lugares de primeira evangelização.