O Centro Televisivo Vaticano (CTV), adquiriu uma nova unidade móvel (Outside Broadcasting) de alta definição, com o fim de dar uma maior qualidade à transmissão e gravação das atividades do Santo Padre e fatos que ocorrem dentro da Santa Sé.

Estas equipes foram apresentadas durante a conferência "Novas tecnologias ao serviço das comunicações da Santa Sé". O diretor da Sala de Imprensa, Pe. Federico Lombardi, afirmou que se trata "do maior investimento do CTV nos últimos anos e possivelmente em toda sua história".

Durante a apresentação, o sacerdote recordou que a missão do CTV, iniciado em 1983 pelo Papa João Paulo II, é cobrir todas as atividades realizadas pelo Pontífice e os principais eventos realizados dentro do Vaticano. "Tudo isso, naturalmente, para servir a missão da Igreja, divulgando a atividade e os ensinamentos do Papa", afirmou.

O Pe. Lombardi explicou que para isso se necessita "capacidade operativa e qualidade da oferta". Ele indicou que se não se mantém um nível adequado se obstaculizaria a mensagem do Papa.

Do mesmo modo, explicou que o financiamento foi coberto graças às facilidades dadas pela Sony, a contribuição dos Cavaleiros de Colombo e os recursos contribuídos pelo próprio CTV.

O Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, Carl Anderson, afirmou que a nova unidade móvel de alta definição "representa o desenvolvimento mais recente na longa história do trabalho da Igreja Católica na comunicação de massas". Afirmou que sua instituição se sente muito feliz de colaborar com a missão da Igreja.

Por sua parte, o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e do Conselho de Administração do Centro Televisivo Vaticano, Arcebispo Claudio Maria Celli, indicou que esta aquisição ocorre poucos dias após a entrada na rede do site "Pope 2 you" completamente renovado, cujo objetivo é acompanhar as centenas de milhares de jovens que desejam seguir de perto o Papa Bento XVI.

A nova unidade móvel é um caminhão de 13,9 metros de comprimento e está dividido em quatro áreas operativas: zona áudio, sala de aparelhos, cabine primária, cabine secundária e câmaras. As dezesseis videocâmaras têm conexão de fibra óptica em alta definição.