Neste sábado 25 o Sistema Canção Nova de Comunicação retransmite ao vivo, direto do Vaticano, a beatificação da jovem Chiara Luce Badano, morta em 1990, aos 18 anos. O processo chama atenção por conta da celeridade. Os pais de Chiara irão participar da cerimônia de beatificação da filha, que poderá se tornar nos próximos anos uma nova santa da Igreja. Além da família e amigos, da pequena cidade italiana de Sassello, a organização do evento espera cerca de 10 mil jovens de todo o mundo que chegam a Roma para acompanhar a cerimônia que, no Brasil, começa às 9h.

Chiara Badano, católica praticante, participava desde os 9 anos do Movimento dos Focolares, que busca a unidade entre os cristãos na Igreja. Após sua morte prematura, ela se tornou um ícone para a juventude católica por ter enfrentado por dois anos, com resignação, a dor física e emocional provocada pelo tratamento de um osteossarcoma (tumor maligno nos ossos). Durante o tratamento, se submeteu a diversas cirurgias e experimentou dores consideradas insuportáveis, sem tomar morfina para não perder a lucidez. Do quarto do hospital, Chiara consolou os amigos e parentes que a viram enfrentar a morte lentamente repetindo a frase: “Não tenho mais nada, contudo tenho o meu coração e com ele posso sempre amar”.

Outra novidade para a Igreja é que cristãos de outras denominações e mesmo pessoas de outras religiões, como budistas e islâmicos, acompanharão a cerimônia em Roma. No Brasil, haverá dezenas de grupos acompanhando a transmissão do evento em todos os estados. Muitas cidades realizarão programações paralelas para apresentar a vida de Chiara Luce, como um caminho acessível para os jovens que almejam uma experiência de espiritualidade semelhante a que ela viveu.

Acompanhe na TV Canção Nova a programação em Roma:
Dia 25/09 Sábado das  11:00h às 12:57h - Transmissão – Santa Missa de Beatificação de Chiara Luce no Santuário do Divino Amor em Roma

Dia 25/09 Sábado das 16:00h às 17:57h - Transmissão – Celebração com os Jovens no Auditório Paulo VI no Vaticano