A Sala de Imprensa da Santa Sé informou hoje que o Papa João Paulo II aceitou finalmente a renúncia por limite de idade do controvertido bispo catalão de São Félix do Araguaia, Pedro Casaldáliga.

O novo Bispo de São Félix é Dom. Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M. O Prelado nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, na diocese de Criciúma.

Emitiu sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978.

Estudou filosofia e teologia em Petrópolis; doutorou-se em filosofia e pedagogia no Pontifício Colégio “Antonianum” de Roma. Logo depois de desempenhar-se como pároco, foi formador do seminário até 1986;  em seguida Professor dos noviços de 1986 a 1995. Desde 1995 a 2003 foi aluno, professor e secretário do Antonianum.

De volta ao Brasil em 2003, foi nomeado vigário da paróquia “Bom Jesus” na Arquidiocese de Curitiba, e professor na Faculdade de filosofia “Bom Jesus” da mesma.

O Prelado substituirá Dom. Casaldáliga, um Bispo que se caracterizou por suas posturas políticas radicais, seu apoio à revolução sandinista da Nicarágua e ao esforço de impulsionar uma “igreja popular” paralela à comunidade católica nicaragüense; assim como por seus desplantes ao Papa João Paulo II.

O último episódio público que suscitou o Prelado no início deste ano, quando rechaçou o pedido do Núncio Apostólico de mudar de cidade ao deixar o governo da prelazia para permitir a seu sucessor atuar com liberdade pastoral.

Outra nomeação

O Santo Padre nomeou também Dom. Luiz Vicente Bernetti, O.A.D., até agora Bispo auxiliar de Palmas-franciso Beltrao, como o novo Bispo de Apucarana no Brasil. O Bispo irá suceder o Bispo Domingos Gabriel Wisniewski, C.M., cuja renúncia ao governo pastoral da diocese foi aceita por limite de idade.