O Papa Bento XVI nomeou Dom Giorgio Lingua como Núncio Apostólico para o Iraque e a Jordânia. O novo representante começará seu trabalho em um momento em que a comunidade católica iraquiana luta por encontrar a paz.

Não alheio às relações internacionais, Dom Lingua é membro do corpo diplomático do Vaticano desde 1992. Nos últimos 18 anos, o sacerdote italiano trabalhou em postos diplomáticos na Costa do Marfim, EUA, Itália e Sérvia, além de servir na Secretaria de Estado da Santa Sé na seção para as Relações com os Estados.

Dom Lingua foi ordenado sacerdote em 1984 e tem uma licenciatura em Direito Canônico. Além do italiano, fala francês, espanhol e inglês.

Sua nomeação coincide com os pedidos de ajuda de diversos porta voz católicos que solicitam um maior amparo para o país após a saída das tropas americanas. Um funcionário declarou à Rádio Vaticano algumas semanas atrás que o Iraque é inseguro para os grupos minoritários, e como as forças americanas se partiram, a situação só pode piorar.

O Bispo auxiliar caldeu de Bagdá, Dom Shlemon Warduni, assinalou que os cristãos se converterão no bode expiatório "para os três grupos principais no país – xiitas , sunitas e curdos - depois da retirada dos Estados Unidos”.

O Papa Bento XVI reconheceu a difícil situação no Iraque em seu discurso de boas-vindas ao embaixador iraquiano ante a Santa Sé no princípio de julho. Nesse momento, o pontífice chamou todos os habitantes do país a unirem-se "no sofrimento compartilhado" para construir "uma paz justa, moral e o meio ambiente pacífico".

Dom Lingua substitui Dom Francis Assisi Chullikatt que tinha ocupado o cargo durante mais de quatro anos antes de ser nomeado observador permanente da Santa Sé ante as Nações Unidas no último mês de julho.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: