As secretárias de Organização e de Política Internacional e Cooperação do PSOE (o partido socialista ao qual pertence José Luis Zapatero, presidente do governo espanhol), Leire Pajín e Elena Valenciano, transmitiram durante sua visita oficial à Cuba o agradecimento do partido à Igreja cubana por seu "importante papel" para obter a liberação de detentos políticos em Havana.

A liberação de detentos políticos que está sendo produzida em Cuba "é um processo que vale a pena", assinalaram Valenciano e Pajín, que encabeçam a delegação do PSOE que durante dois dias visita a ilha.

Neste sentido, ambas puseram em destaque que outros seis detentos políticos, cuja liberação anunciou no dia 24 de agosto o Arcebispado de Havana, chegarão em breve à Espanha.

Nesta linha, a delegação socialista sublinhou seu agradecimento e reconhecimento pelo "importante papel" realizado pela Igreja no processo após manter um encontro na capital cubana com o Cardeal Arcebispo de Havana, Dom Jaime Ortega.

Durante sua visita, ambas recalcaram que, embora "seja lógico que estes processos, que são difíceis, não tenham uma aceitação imediata por todos", o que sim "está claro é que este processo está dando resultados concretos e reais".