O presidente da Venezuela Hugo Chávez arremeteu uma vez mais contra a Igreja, esta vez contra o Papa Bento XVI, de quem disse "não é o embaixador de Cristo". Em todo caso, afirmou, "Cristo está no povo".

Chávez disse também que "Cristo não necessita embaixador" e anunciou a revisão dos convênios da Venezuela com a Santa Sé: "devemos revisar esses convênios, com todo respeito ao Estado do Vaticano e ao Papa, que não é nenhum embaixador de Cristo na Terra como eles dizem. Cristo não necessita embaixador", indicou.

Chávez recalcou que "Cristo está no povo e naqueles que lutamos pela justiça da libertação dos humildes, ali está Cristo, o verdadeiro, esse é Cristo, Nosso Pai, liberador dos pobres na Terra, exemplo supremo do sacrifício pelos que sofrem".

Chávez também voltou a insultar o Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino: "troglodita te disse, troglodita volto a te dizer" e disse ademais em referência aos bispos da Venezuela: "se por acaso vocês não entenderam, vocês são uns cavernícolas".

Os ataques de Chávez se produziram durante uma reunião que este sustentou na quarta-feira com o Partido Socialista Unida da Venezuela em resposta àquilo que foi expresso pela Conferência Episcopal Venezuelana depois das agressões do mandatário ao Cardeal Urosa.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: