O Escritório de Imprensa da Santa Sé informou que o Papa recebeu o Bispo Emérito de Augsburgo, Dom Walter Mixa, quem renunciou ao seu cargo depois de ser acusado de ter maltratado menores na década de 70.

Conforme informa no Vaticano, na audiência se confirmou a renúncia do Prelado, quem em 4 de maio pediu ser relevado de suas funções como pastor da diocese de Augsburgo e como Ordinário militar.

“O bispo Mixa se retirará durante um tempo em  silêncio, recolhimento e oração, e depois de um período de cura e de reconciliação estará -como outros bispos eméritos- disponível para as tarefas pastorais, de acordo com seu sucessor”, indica o texto.

Do mesmo modo, explica que o bispo “sempre sublinhou que buscou cumprir com seu ministério episcopal de boa vontade e com empenho. Mas com toda sinceridade e humildade reconheceu que cometeu enganos que causaram uma perda de confiança e fizeram inevitável sua renúncia”.

“Tornou a pedir perdão por todos seus enganos, mas pede justamente que apesar disso não se esqueça todo o bem que fez. O Santo Padre expressou a esperança de que a petição de perdão seja acolhida com um coração aberto”, acrescenta.

“Depois de um período de polêmica freqüentemente excessiva, o Papa deseja reconciliação, um novo espírito de aceitação mútua no espírito da misericórdia do Senhor e no abandono confiante a seu guia. Aos irmãos no ministério episcopal, Sua Santidade pede a eles sobre tudo que ofereçam ao bispo Mixa, mais que no passado, sua proximidade e sua amizade, sua compreensão e sua ajuda para encontrar o caminho reto”.

“O Papa pede a todos os queridos fiéis da diocese de Augsburgo que favoreçam novamente a comunhão recíproca e que acolham com o coração aberto o bispo que designará como seu sucessor. Em uma época de contrastes e inseguranças, o mundo espera o testemunho comum que podem oferecer os cristãos graças a seu encontro com o Senhor Ressuscitado,  e mediante o qual se ajudam mutuamente e ajudam toda a sociedade a encontrar o caminho correto para o futuro", conclui.