Ao dar a conhecer esta manhã o comunicado que anuncia os nomes dos nove encarregados da Visita Apostólica que começará a partir do outono europeu, anunciada pelo Papa Bento XVI em sua carta aos católicos da Irlanda deste março, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, ressaltou o "alto perfil" e a "grande experiência específica para os postos recebidos" dos que foram designados.

O sacerdote ressaltou a experiência dos bispos visitadores para as dioceses: o Cardeal Cormac Murphy-O'Connor, Arcebispo Emérito de Westminster (Inglaterra), para a Arquidiocese de Armagh; o Cardeal Sean Patrick O'Malley, Arcebispo de Boston (Estados Unidos), para a Arquidiocese de Dublin; o Arcebispo de Toronto (Canadá), Dom Thomas Christopher Collins, para a Arquidiocese de Cashel and Emly; e o Arcebispo de Ottawa, Dom Terrence Prendergast, para a Arquidiocese de Tuam.

O outro Prelado renomado para a visita apostólica dos seminários é o Arcebispo de New York, Dom Timothy Dolan, quem terá também a seu cargo esta tarefa no Irish College de Roma.

Em referência logo aos quatro visitadores que estarão encarregados desta tarefa nas congregações religiosas, o P. Lombardi comentou que eles "têm uma ampla competência na formação e no governo religioso". Os designados são o sacerdote redentorista Joseph Tobin e o jesuíta Gero McLaughlin, para os institutos masculinos; enquanto para os institutos femininos foram nomeadas a irmã Sharon Holland e Mary Sr. Mairin McDonagh, a única visitadora originária da Irlanda.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé comentou que "ainda não se determinou o tempo" da visita que começará no outono europeu e precisou que os visitadores não são delegados que poderiam ter aos seus cuidados o serviço de necessária renovação que se aprecie como resultado da visita apostólica.