As obras de construção para o complexo receptivo “Cidade do Romeiro”, que oferecerá infra-estrutura para os milhares de visitantes que passam por Aparecida anualmente estão próximas da sua fase de finalização. Durante esta semana, a equipe de obras está finalizando o serviço de terraplanagem, iniciado no final do mês de abril. O Receptivo abrigará as Reuniões Anuais dos Bispos do Brasil a partir do 2011. A próxima etapa diz respeito às obras de fundação, com o processo conhecido por estaqueamento, previsto para iniciar dia 10 de junho.

O complexo viabilizará a realização de encontros, convenções, retiros, além da hospedagem de peregrinos, com simplicidade, privacidade e conforto.
A Cidade do Romeiro fica localizada a 900 metros do Santuário Nacional, e contará, em sua fase final, com Capela, Hotéis, Centro de Convenções, Área de Comercial e Área de Convívio, distribuídos em uma área de 177.694 m², onde predominará o contato com a natureza, através de espaços paisagísticos concebidos para o estímulo à oração e reflexão, além da conscientização ambiental.

Além dos grupos já citados, destaca-se a utilização da área pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a qual definiu que a partir do ano de 2011 suas Conferências Anuais serão realizadas no Santuário Nacional, considerando-se, entre outras questões, que o Santuário Nacional tem abrangência nacional e é a “Casa” da Rainha e Padroeira do Brasil.

Ainda de acordo com o projeto, a realização da Conferência em Aparecida seguirá um conceito similar ao de Lourdes, Fátima e Chestocowa, onde são realizadas as conferências dos respectivos países, além de promoverá uma grande interação dos romeiros advindos de todas as regiões do Brasil, com seus Pastores.

Segundo informações da administração do Santuário Nacional, todo o projeto está sendo elaborado com conceitos de sustentabilidade ambiental, objetivando-se ser exemplo à sociedade no que tange à minimização dos impactos causados na integração de desenvolvimento e natureza.