O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, apelou à participação dos cristãos nos vários eventos da visita do Papa a Portugal, e em particular na missa no Terreiro do Paço, e que não se só assistam o evento pela televisão.

«Venham! Os que puderem venham, não fiquem diante da televisão»”, sublinhou o Cardeal acrescentando que as boas-vindas a Bento XVI são dadas «fazendo um bocadinho de sacrifício, correndo o risco, mas tendo a alegria da multidão que ele saúda e que ele abençoa, por quem reza e que ele acolhe».

Numa saudação ao Papa disponível no site oficial da visita (www.bentoxviportugal.pt), D. José Policarpo garante que «não é a mesma coisa» ver o Papa num écran de televisão e vê-lo ao vivo.
«Quem sabe se não tereis a sorte de o Santo Padre passar perto de vós e fixar nos vossos olhos o seu olhar», disse.

O Cardeal Patriarca de Lisboa referiu que a diocese da capital vai dar ao Papa as boas-vindas na alegria do coração e na disposição «de acolhê-lo como ele é e quem é, o sucessor de São Pedro, o Pastor Universal». O Cardeal assinalou também que Portugal se beneficia de três visitas papais ao país, um «favor» que o prelado atribui a Nossa Senhora de Fátima.

«Penso que devemos esse favor a Nossa Senhora de Fátima, que os atrai; vamos já, graças a Deus, com a terceira visita a um pequeno país como o nosso», acrescentou.
Bento XVI visita Portugal de 11 a 14 de Maio, com passagem por Lisboa, Fátima e Porto.