Ao finalizar a Audiência Geral da quarta-feira na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI abençoou a imagem da chamada "Virgem bombardeada", um rosto da Mãe de Deus que não foi destruído na explosão da bomba atômica em Nagasaki, Japão, em 9 de agosto de 1945.

No marco de uma "peregrinação de paz" que a levará à sede das Nações Unidas pela ocasião das conversações pela não-proliferação nuclear, em maio, e em novembro ao templo expiatório da Sagrada da Família, o Arcebispo de Nagasaki, Dom Joseph Mitsuaki Takami, levou a Roma a imagem da que só resta a cabeça.

Em fevereiro, o Arcebispo publicou um artigo no qual explica que esta imagem de madeira criada na Itália e levada ao Japão em 1930, se unirá a outro ícone da Virgem Maria que também "sobreviveu" a um bombardeio, mas esta vez em Guernica, Espanha, em 26 de abril de 1937 durante a Guerra Civil Espanhola.

Ambas as imagens farão parte de uma exibição que se realizará no Museu de Paz de Guernica para comemorar o 65 aniversário das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki no Japão.