Este sábado 20 de março o Bispo de Faenza (província de Ravenna, na zona centro-norte da Itália), Dom. Claudio Stagni, presidirá na Catedral local a Eucaristia pelo 13° aniversário da morte do sacerdote missionário Daniele Badiali, vinculado à Associação Operação Mato Grosso (OMG ), e abrirá a fase diocesana de seu processo de beatificação. Este presbítero foi assassinado à idade de 35 anos em 1997, nos Andes do Peru, onde servia.

Conforme informa a agência vaticana Fides, antes da Missa se realizará um Via Crucis que começará na paróquia de Ronco, a uns quilômetros de Faenza, localidade onde o Pe. Badiali nasceu e em cujo cemitério está sepultado.

Sua vida

Fides recorda que "o corpo sem vida do Padre Daniele Badiali foi encontrado na manhã de 18 de março de 1997, não muito longe de sua paróquia, com as mãos atadas à costas, com um buraco de bala na nuca".

O sacerdote era pároco de São Luis de Chacas, na diocese de Huari, no departamento de Ancash, nos Andes do Peru. Tinha sido seqüestrado por desconhecidos na noite de 16 de março, logo depois de ter celebrado uma Missa em um dos 60 povoados que dependiam de sua paróquia.

Os seqüestradores tinham tomado de refém uma moça e o Pe. Badiali se ofereceu em troca dela. Fides assinala que "aparentemente os seqüestradores tinham pedido um resgate, mas sentindo-se cercados pelas forças da ordem, preferiram assassinar o seu refém".

O Pe. Daniele Badiali era um sacerdote "fidei donum". Servia como missionário no Peru desde que foi ordenado em 1991. Sua vocação está ligada ao movimento Operação Mato Grosso, que desenvolve diversas atividades de evangelização e promoção humana na América Latina, e no que participam diversas congregações missionárias.

A OMG

Operação Mato Grosso é a denominação da solidariedade e do trabalho iniciados por
voluntários italianos, hoje vinculados à Associação OASI de Turim. Em 1966, o padre Pedro Melesi SdB comenta as dificuldades de seu trabalho a favor dos pobres de Mato Grosso (Brasil) Um ano depois o primeiro grupo de jovens parte para a região do Mato Grosso no Brasil… Será o início da Operação Mato Grosso (OMG). 

A consciência social diante da dura realidade em diversos países motivou constantes viagens de jovens ao Brasil. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o trabalho teve início em 1969 ainda no antigo leprosário. A atuação de voluntários ao longo dos anos transformou completamente o asilo-colônia abandonado e deu origem a uma associação mantenedora que contribuiu decisivamente para transformar o local no mais moderno complexo hospitalar de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Nos anos sucessivos, a OMG amplia seu rádio de ação no Brasil (9 missões), chegando a países como o Equador, Bolívia e finalmente no 1975 os voluntários da OMG chegaram ao Peru.