Ante as próximas eleições gerais na Espanha, o presidente do Instituto de Política Familiar (IPF), Eduardo Hertfelder, exortou o presidente do Partido Popular (PP), Mariano Rajoy, a que anuncie a "derrogação imediata da nova lei do aborto" quando chegar ao governo.

Conforme assinala a Diretora do Gabinete de Imprensa do IPF, Noelia García Ayuela, Hertfelder assinalou que "é inadmissível que o PSOE implemente leis regressivas para com a família e a vida e o PP as consolide. Até a data, o PP não tem eliminado/derrogado nenhuma das leis regressivas que o PSOE foi implementando durante seus períodos de Governo, por isso na prática, não há grandes diferenças entre os dois partidos".

"Até a data, os dois grandes partidos políticos espanhóis governaram de costas à sociedade e às famílias. Um, o PSOE, com a implementação sistemática de leis regressivas e aberrantes para com a família e a vida. E o outro, o PP, com a consolidação destas leis quando esteve no Governo. Eles foram, até agora, as duas caras da mesma moeda".

"E o mais preocupante –prossegue Hertfelder– é que isto vai continuar. A falta de claridade, e a ambigüidade calculada do presidente do PP diante da nova lei do aborto é a constatação disso. Um partido político que pretende governar deve ter um projeto de sociedade que quer construir (...) e se não o tiver, o que deve fazer é deixar o caminho a outros que o tenham".

Por isso, do IPF "exigimos ao presidente do PP o anúncio da derrogação imediata da nova lei do aborto quando chegar ao Governo assim como a eliminação do suposto ‘risco psicológico da mãe’ por ser a causa principal do atual ‘coador’ da lei".

"Seria um engano muito grave –concluiu Hertfelder– para o PP em geral e para o Rajoy em particular, tentar ignorar o movimento cívico com palavras ambíguas. Seria considerado um novo engano e teria graves repercussões em seu eleitorado".