A Fraternidade Mariana da Reconciliação (FMR) e a diocese de Bridgeport (Connecticut) realizaram o 1º Congresso de Estudantes Católicos CONVÍVIO nos Estados Unidos, que brinda a jovens, entre 14 e 18 anos, um espaço de reflexão e encontro pessoal com o Senhor Jesus durante três dias.

Conforme assinala a nota de imprensa, o evento foi realizado este fim de semana nas instalações da Universidade Sacred Heart, em Fairfield (Connecticut) com o lema “O que você está procurando?” e com a ajuda de diferentes voluntários do Colorado, Texas, Arizona, Canadá, Peru e Equador.

Durante a inauguração do evento, o Bispo de Bridgeport, Dom William Edward Lori, dirigiu umas “calorosas palavras a todos os presentes, reiterou suas orações para que este Convívio seja um momento intenso de encontro pessoal com o Senhor Jesus e exortou os participantes a continuarem com as visitas ao Santíssimo Sacramento, exposto na capela da universidade como parte da campanha de oração pelos frutos de conversão dos participantes”.

Seguidamente, o Prelado fez presente aos perto de 200 participantes a missiva que dirigiu o Núncio Apostólico, Dom Pietro Sambi, na qual, citando o Papa Bento XVI, assinalou que “a experiência pessoal nos ensina que nossas capacidades ou as coisas materiais não nos bastam e não nos garantem a esperança que nosso espírito reclama. Esta esperança não é um simples ideal ou um sentimento, é uma pessoa: Jesus, o filho de Deus, o Deus vivente, presente hoje no mundo”.

Segundo Erika Scheelje, membro da FMR e encarregada da organização do congresso, “tomou cerca de 6 meses a preparação deste encontro e não foi só uma preparação em quanto às necessidades materiais, houve também uma preparação espiritual e intelectual: retiros, jornadas de reflexão, reuniões mensais, formação em liderança ‘trainings’, e uma campanha de oração”.