Na homilia da Missa de envio para a Missão Continental Evangelizadora na Arquidiocese, o Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jorge Urosa Savino, exortou os fiéis a impulsionarem uma grande ação evangelizadora na capital venezuelana, apesar das variantes circunstâncias políticas do país.

"Hoje também nós escutamos Jesus Cristo aqui, nosso Deus e Senhor, que envia os nossos irmãos para anunciar o Evangelho do amor, da paz, da elevação espiritual, da salvação e da felicidade", disse o Cardeal, ao iniciar a homilia.

O Cardeal descreveu esta etapa de missão casa por casa como "um grande projeto de renovação eclesiástica, de renovação espiritual, religiosa e pastoral, pessoal e de uma vez comunitária".

"É um projeto de renovação da fé e da vida cristã de tantos irmãos nossos que precisam escutar a reconfortante mensagem de amor de Deus, de grandeza humana, de conversão, de vida nova, que nos traz o Senhor Jesus, caminho, verdade e vida, autor e fonte da verdadeira felicidade", adicionou.

O Arcebispo de Caracas reconheceu, entretanto, as numerosas provocações que se expõem à missão, ao destacar que a capital venezuelana é "uma imensa comunidade de pessoas impactadas permanentemente pelo processo de secularização, carentes de suficientes agentes de pastoral e serviços religiosos, atingida por mil dificuldades circunstanciais, e submetidas permanentemente à agitação social do momento político atual".

"Por todas essas razões –acrescentou–, é preciso que a Igreja em Caracas, especificamente os agentes de pastoral, tanto sacerdotes e diáconos, como consagrados e fiéis leigos comprometidos, ativemo-nos muito mais para levar adiante este grande projeto de evangelização, santificação e serviço pastoral a nossos irmãos, que responde ao mandato evangelizador de Nosso Senhor Jesus Cristo".

O Cardeal insistiu logo na necessidade de obter metas concretas: "uma evangelização em lares, nas escolas católicas e em lugares públicos que suscite a resposta da fé das pessoas abordadas; uma maior formação dos catequistas e uma maior qualidade da catequese tão escolar como paroquial; incorporar os evangelizados às comunidades paroquiais, e incrementar o número dos agentes leigos de pastoral em cada comunidade paroquial ou vicarial".

"Ao término da Missão", destacou o Cardeal Urosa, "esperamos ter uma Igreja mais forte, mais evangélica, mais espiritual, mais numerosa, mais viva e mais ativa em nossa Cidade Capital".

"Assim nos alenta hoje o Senhor. Vamos, pois, mar adentro: confiados em sua força, animados por sua palavra, fortalecidos por sua graça, unidos todos como irmãos, consciente da grandeza de nossa vocação cristã", concluiu.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: